SIDEBOARD
Regras: Um Side é composto de 0 ou 15 cartas (construido) ou ainda todas as cartas que não foram usada (Limitado - T3).
Antes que cada jogo se inicie, os jogadores devem apresentar seu sideboard ao oponente e permitir que eles contem os cards em seus sideboards (sem ver suas faces), se o oponente assim pedir. Os jogadores não podem olhar seus sideboards durante o jogo. O sideboard deve estar claramente identificado e separado de outros cards na área de jogo. O sideboard não pode ficar em local no qual possa ser facilmente confundido ou substituído por outros cards.
O deck e o sideboard devem ser colocados em sua forma original antes de cada Match (em torneios Construido, em torneios limitados não há mais deck fixo). Assim sendo, cards que foram do deck de um jogador para seu sideboard e vice versa devem ser destrocados antes que o jogador comece uma nova rodada. Se uma penalidade fizer com que um jogador perca o primeiro jogo de uma partida antes que aquele jogo comece, nenhum jogador pode utilizar seu sideboard no segundo jogo.
Antes do início do segundo e de cada outro jogo em uma partida, os jogadores podem mudar a composição de seus decks trocando cards de seu deck por cards de seus sideboards. Quaisquer trocas realizadas devem ser um card por um card para manter o sideboard com quinze cards em todos os momentos. Não existe restrição ao número de trocas desde que saia um card do deck para cada card do sideboard que seja colocado.
Metodos:
antes de mais nada é nescessario dizer que é nescessario ter coragem pra usar o side de forma correta, as vezes o jogador se prende ao deck montado, ou copia o deck da internet sem saber como se usa o side dele com maestria,
1 - Side defensivo
é o mais comum em todos os formatos, se cria o side pensando em se defender dos decks mais fortes do formato com cartas especificas.
A) B/G elfos Kitchen Finks, Shriekmaw, Squall Line, Mind Shatter, Primal Command, Extirpate, Krosan Grip, Slaughter Pact.
Muitas cartas contra decks especificos, tentando igualar as chances em bad matches
B) MonoRedBurn
Spitebellows, Sulfurous Blast, Threaten, Everlasting Torment, Gutural Response.
Muitas cartas contra decks especificos, tentando igualar as chances em bad matches
2 - Side mudança de arquetipo
é um side muito incomum, mas é basicamente usado por decks de combo ou controle que podem com poucas cartas mudar para algo perto de stompy e pega o oponente desprevenido.
ex:
A) Reveilark, Aven Riftwatcher, Crovax, Ascendant Hero, Kitchen Finks, Sower of Temptation, Wispmare, Mirror Entity. é claro que nesse caso as cartas ajudam tambem contra algumas outras ameaças tendo habilidade de "comes into play" ou outras habilidades de suporte.
Mudança de combo pra semi-aggro sem mudar muito as caracteristicas do deck.
B) 420.5 (Juniper combo): Avalanche Riders, Fulminator Mage, Murderous Redcap, Firespout.
Mudança de combo pra semi-controle , principalmente na remoção de lands.
3 - Side contra side
é um side mais raro, nem sempre é pre planejado, voce sideia ja imaginando uma resposta para o side do oponente.
aqui raramente é planejado antes, mas acontece, tanto de acertar quanto de falhar:
1) Bg elves, vs WU (Lark ou controle) comum side in Elvish Exhunter/Krosan Grip, pra não deixar entrar um Teferi's moat ou Circulo de historias
2) monored / R/b, everlasting torment pra evitar uma entrada de Kithen finks ou Aven Riftwatcher.
nesse ponto é fundamental ter o feeling pra antecipar as mudanças e não deixar pro terceiro jogo, pode fazer a diferença.
Postado por Sete na comunidade Arigos de Magic!
Regras: Um Side é composto de 0 ou 15 cartas (construido) ou ainda todas as cartas que não foram usada (Limitado - T3).
Antes que cada jogo se inicie, os jogadores devem apresentar seu sideboard ao oponente e permitir que eles contem os cards em seus sideboards (sem ver suas faces), se o oponente assim pedir. Os jogadores não podem olhar seus sideboards durante o jogo. O sideboard deve estar claramente identificado e separado de outros cards na área de jogo. O sideboard não pode ficar em local no qual possa ser facilmente confundido ou substituído por outros cards.
O deck e o sideboard devem ser colocados em sua forma original antes de cada Match (em torneios Construido, em torneios limitados não há mais deck fixo). Assim sendo, cards que foram do deck de um jogador para seu sideboard e vice versa devem ser destrocados antes que o jogador comece uma nova rodada. Se uma penalidade fizer com que um jogador perca o primeiro jogo de uma partida antes que aquele jogo comece, nenhum jogador pode utilizar seu sideboard no segundo jogo.
Antes do início do segundo e de cada outro jogo em uma partida, os jogadores podem mudar a composição de seus decks trocando cards de seu deck por cards de seus sideboards. Quaisquer trocas realizadas devem ser um card por um card para manter o sideboard com quinze cards em todos os momentos. Não existe restrição ao número de trocas desde que saia um card do deck para cada card do sideboard que seja colocado.
Metodos:
antes de mais nada é nescessario dizer que é nescessario ter coragem pra usar o side de forma correta, as vezes o jogador se prende ao deck montado, ou copia o deck da internet sem saber como se usa o side dele com maestria,
1 - Side defensivo
é o mais comum em todos os formatos, se cria o side pensando em se defender dos decks mais fortes do formato com cartas especificas.
A) B/G elfos Kitchen Finks, Shriekmaw, Squall Line, Mind Shatter, Primal Command, Extirpate, Krosan Grip, Slaughter Pact.
Muitas cartas contra decks especificos, tentando igualar as chances em bad matches
B) MonoRedBurn
Spitebellows, Sulfurous Blast, Threaten, Everlasting Torment, Gutural Response.
Muitas cartas contra decks especificos, tentando igualar as chances em bad matches
2 - Side mudança de arquetipo
é um side muito incomum, mas é basicamente usado por decks de combo ou controle que podem com poucas cartas mudar para algo perto de stompy e pega o oponente desprevenido.
ex:
A) Reveilark, Aven Riftwatcher, Crovax, Ascendant Hero, Kitchen Finks, Sower of Temptation, Wispmare, Mirror Entity. é claro que nesse caso as cartas ajudam tambem contra algumas outras ameaças tendo habilidade de "comes into play" ou outras habilidades de suporte.
Mudança de combo pra semi-aggro sem mudar muito as caracteristicas do deck.
B) 420.5 (Juniper combo): Avalanche Riders, Fulminator Mage, Murderous Redcap, Firespout.
Mudança de combo pra semi-controle , principalmente na remoção de lands.
3 - Side contra side
é um side mais raro, nem sempre é pre planejado, voce sideia ja imaginando uma resposta para o side do oponente.
aqui raramente é planejado antes, mas acontece, tanto de acertar quanto de falhar:
1) Bg elves, vs WU (Lark ou controle) comum side in Elvish Exhunter/Krosan Grip, pra não deixar entrar um Teferi's moat ou Circulo de historias
2) monored / R/b, everlasting torment pra evitar uma entrada de Kithen finks ou Aven Riftwatcher.
nesse ponto é fundamental ter o feeling pra antecipar as mudanças e não deixar pro terceiro jogo, pode fazer a diferença.
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