Welcome to Magic The Gathering History
http://mtghistory.blogspot.com

sábado, 28 de novembro de 2009

Magic e Reações Corporais



Li certa vez em uma entrevista dada por Jon Finkel, que ele considerava que mais da metade dos pro-players de Magic não durariam mais de 4 rodadas em mesas de pôker de Vegas sem perder até as calças. Isso se deve, a meu ver, por certo descuido, e diria também, certa dose de inocência presente nesses jogadores. É comprovado cientificamente que 60% da comunicação humana não é feita através da linguagem, e sim através de códigos e expressões corporais e faciais. É perfeitamente possível levar uma grande vantagem em suas partidas de Magic, sejam elas em campeonatos ou meramente por diversão, ao observar as reações do adversário durante a mesa.Vou tentar nesse artigo, explicar que com alguns truques simples, você pode aprender a “ler a mente” dos seus adversários e prever com uma certa exatidão, se eles estão com boas mãos ou não.1- O momento de comprar a mão inicial é fundamental. Observar o adversário nesse momento, é certas vezes mais importante do que observar a sua própria mão inicial. Se um sorriso no canto da boca se forma, é obviamente um mal sinal (pelo menos pra você). Se o adversário pensar bastante e não pedir mulligan, geralmente significa uma mão mediana (não tão boa, mas também não tão ruim para te dar uma card advantage). 2- Olhar para muito para o próprio grimório durante o jogo, significa geralmente que o jogador está esperando Topdeckar alguma coisa boa. E geralmente a mão dele está frágil por isso (ou podem também faltar algumas peças de um combo). Alguns jogadores também têm tiques, quando estão dependendo da sorte (leia-se topdeck), como por exemplo, arrastar a borda da carta que acabou de comprar antes de vê-la.3- Jogar com o corpo inclinado pra frente (sobre a mesa) é sinal de ansiedade grande do adversário. Geralmente ele está quase controlando o jogo, ou com uma mão muito forte. É uma ótima hora para tentar forçar erros dos seus oponentes (por causa da ansiedade e do sentimento de “jogo ganho”)
4- Uma boa dica, apesar de ser de meio boba, é a de ao topdeckar terrenos inúteis (geralmente você nunca precisa de mais do que 5 ou 6 terrenos em campo), guardá-los na sua mão em vez de baixá-los. Uma vez eu já consegui virar uma partida por causa de um terreno na mão e um sorriso bobo de “já ganhei” na cara. Se meu adversário me atacasse eu perdia. Ele não atacou, achando que eu tinha alguma resposta. No turno seguinte topdeckei algo que virou a partida.Essas dicas acima são para quando você está jogando contra alguém que não têm muita noção ou experiência de blefe. Mas o que acontece, titio Tadeu, quando eu jogo contra alguém que é jogador de poker profissional, e além de blefar muito bem, sabe ler minhas reações¿Bom, a resposta é que você também tem que aprender a sua “poker face”. Poker Face, além de ser a música da Lady Gaga, é a “máscara” usada por blefadores profissionais, para que outros blefadores não consigam ler suas reações. Existem basicamente dois tipos de “máscara”:1- A cara de paisagem: O jogador tenta não demonstrar nenhuma reação durante o jogo, mantendo uma cara de paisagem durante todo o tempo. É comum o uso de óculos escuros grandes e bonés, que escondem grande parte do rosto (e das expressões) desses jogadores. É a técnica mais fácil de ser usada para camuflar suas expressões faciais, mas não camufla as outras expressões corporais, que podem ser tão(ou dependendo do caso, até mais) reveladoras quanto a expressão do seu rosto.

2- A cara de maluco: O jogador contrai uma série infindável e indecifrável de tiques nervosos e manias. Ele fica parecendo uma pessoa que sofre de 20 tipos de transtornos compulsivos obsessivos e esquizofrenia ao mesmo tempo. É quase impossível ler as reações faciais e corporais de jogadores que se utilizam dessa técnica. Porém, é também muito difícil aprimorá-la corretamente (a não ser que você tenha passado longos períodos em instituições psiquiátricas).Bom, claro que eu não sou um expert em blefe (também não sou em poker e muito menos em Magic). Mas essa é minha infame e breve tentativa de ajudar, mesmo que muito pouco, a comunidade MtG-BR. Espero que vocês gostem (ou pelo menos que não tenham achado que foi um desperdício total do tempo de vocês terem lido isso).

Postado originalmente por Tadeu.

Fonte: Magic the Gathering - Brasil

3 comentários:

Kinderia Élfica disse...

Jogo Magic há um bom tempo, e isso tudo é fato. Mas com o tempo, "sem querer" vc também acaba aprendendo sobre a "Magic face" e os tiques dos outros jogadores.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Huhauhauhaa, faço isso em praticamente qualquer jogo cara a cara.
Mas vou falar apenas no magic.

Muitas vezes por causa da minha pessima sorte eu não tenho nada muito bom na mão, apenas um ou dois terrenos e sempre por causa da minha cara e movimentos com a mão eu faço meu oponente pensar que estou pronto para f**** ele, mentir que tenho uma boa mão tbm faz parte. Mas o melhor é fingir que estou sem opções, sei que o cara vai fazer uma jogada como anular um card meu ou vai destruir uma criatura minha, o faço para depois jogar minha verdadeira carta e assim ele vai ter gastado de maneira boba uma preciosa carta.

Desculpe escrever tanto, hauhauahua, sempre gostei de jogar magic dessa maneira, com mentiras cara a cara.