Welcome to Magic The Gathering History
http://mtghistory.blogspot.com

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

NOVO JACE EM WORLDWAKE, RISE OF THE ELDRAZI, PHYREXIA E UM BREVE BALANÇO DO ANO QUE SE ENCERRA



Estamos de volta, e já vamos direto ao ponto, com a notícia mais quente do momento - depois de termos visto dois Ajani e duas Chandra diferentes, é a vez de Jace ressurgir com nova cara e habilidades em Worldwake, segundo set do bloco de Zendikar, com prereleases previsto para janeiro. E a Wizards of the Coast inventou uma maneira bem diferente para prestigiar essa nova versão de Jace - uma caça ao planinauta, em que partes do novo card foram escondidas em locais diversos (dos Estados Unidos, certamente), e coordenadas de latitude e longitude são reveladas a cada nova etapa da busca.

Os boatos sobre o novo Jace falam sobre quatro habilidades ao invés de três, como em outros planinautas, e andam dizendo por aí que a última habilidade seria capaz de exilar um grimório inteiro! O que já foi confirmado é o custo , e o nome - Jace, the Mind Sculptor. Para ver como anda essa brincadeira, basta clicar na imagem abaixo...

Especulações à parte, já temos alguns cards de Worldwake confirmados, como um terreno capaz de adicionar ou à reserva de mana, e que vira uma criatura 4/4 com voar e vigilância até o final do turno com o dispêndio de , e um Behemoth verde comum que chega a meter medo em muita criatura já vista por aí. Além disso, existe um card de Goblin 1/1 e custo cujas habilidades ainda não foram reveladas, e foi confirmado o relançamento de um dos mais eficientes cards de destruição de criatura do Magic: Smother. Confira algumas das imagens desta nova expansão:









Ainda no campo das suposições, Worldwake inauguraria um novo tipo de custo de Reforçar, que poderia ser pago várias vezes, mais ou menos como acontecia com a habilidade de Replicar.



Uma outra boa notícia diz respeito a Planechase. Desde que o jogo dos Planos foi lançado comercialmente, a WotC tem se esforçado para difundi-lo, oferecendo novos cards de Planos como parte da premiação em cada novo grande torneio oficial, sancionado pela DCI. Por exemplo, quem participou do prerelease de Zendikar acabou recebendo o seguinte card de Plano junto do card de pré-lançamento da série...

Há notícias de que um card de Plano havia sido dado de brinde no release de Planechase, e que um terceiro card de Plano estaria sendo distribuído junto com a premiação convencional dos torneios Friday Night Magic. Se isso se tornar um hábito, não vai levar muito tempo para que os cartões se difundam, permitindo que mesmo os jogadores que não tiveram acesso aos pacotes Planechase (caros e difíceis de achar) possam se divertir jogando Planar Magic. Uma boa iniciativa da Wizards, que vai ter trabalho para reconquistar o público em um ano em que o R&D da empresa parece ter deixado a desejar, exagerando nas "inovações" em relação a Magic, e também no comercialismo.

Em um breve balanço, que vai do final de 2008 para cá, é notável como o marketing da empresa vem se sobrepondo à sua inventividade, já vista em sets inovadores como Ravnica e Espiral Temporal: nesses últimos doze meses, os decks preconstruídos foram substituídos pelos enfeitados Intro Packs, bem menos acessíveis tanto para lojistas quanto para os consumidores finais; foi inaugurada a era dos decks e pacotes retroativos, com uma multidão de Duel Decks, From the Vault, e outros tantos pacotes comemorativos (que incluem o próprio Planechase), sem esquecer os novos romances de Magic de capa dura e jogos de videogame e computador acompanhados por cards promocionais, todos eles CAROS, que vêm sendo lançados com uma periodicidade praticamente mensal, em uma verdadeira onda de consumismo - nunca houve tantos pacotes extras não oficiais sendo lançados em um mesmo ano durante toda a história do Magic; e tudo isso culmina com M10, um novo core repleto de cards reeditados com outros nomes e/ou pequenas alterações em suas habilidades (o que descartou diversos dos tradicionais medalhões do Standard), e Zendikar, uma série em que as jogadas de marketing beiraram o desvairio, oferecendo terrenos básicos "bonitinhos" e a chance de se tirar uma Black Lotus em um booster, em troca de um set aparentemente fraco, com poucos cards realmente empolgantes.

Claro que houve novidades positivas, como as mudanças de regras propostas em M10 e a nova organização de raridade, em formato pirâmide, com a inclusão dos cards Míticos, mas não é de se estranhar que se tenha notícia de tanta gente por aí abandonando o T2 e partindo para o T4, em que cards como Wrath of God ainda reinam soberanos. Dinheiro não dá em árvore e nem todo o jogador de Magic pode ou quer sair trocando TODO o deck T2 que tinha a cada ano que passa...

Críticas à parte, muita gente parece estar se sentindo em casa com Zendikar e M10, e o ambiente Standard vem sendo invadido por uma porção de decks de vampiros e de Aterragem, ou recheados de combos, Buscas e Armadilhas que vêm pegando de surpresa e dando sustos em muitos adversários por aí, o que prova que Zendikar é uma série com uma abordagem mais sutil, difícil de ser percebida à primeira vista, e que a capacidade de adaptação dos jogadores de Magic não parece conhecer limites.

E não podemos deixar de mencionar o incrível caso do Baneslayer Angel, disputado a tapa por qualquer pro-player que se preze depois que o anjo exterminador ganhou um campeonato mundial praticamente sozinho e se tornou o card T2 mais caro de todos os tempos. Hasta la vista, baby!


Enfim, merchandising à parte, agradando a uns e desagradando a outros, Zendikar chegou, Worldwake já se aproxima e o terceiro set do bloco vai se chamar Rise of the Eldrazi. O que se sabe sobre esse terceiro set é que ele terá seu pré-lançamento mundial em 17 e 18 de abril de 2010, e lançamento em 23 de abril. Além disso, a idéia iniciada em Pântano Sombrio parece que vingou: Eldrazi será um set grande, com 249 cards, porém não haverá nenhum set pequeno após este - o bloco de Zendikar termina aí.

Há quem diga que os Eldrazi - cuthulhus gigantescos cheios de tentáculos e tendências destrutivas, pelo que se viu até agora - venham a ser todos incolores, e que os mesmos seriam os arautos de uma nova Phyrexia que viria por aí...

Longe dos boatos, o que é certo e já foi confirmado é o lançamento de mais um pacote da série Duel Decks. Transportando o jogador para épocas passadas, Duel Decks: Phyrexia vs. The Coalition revive uma das mitologias mais gloriosas do Magic dos anos 90, quando Dominaria foi invadida pelos terríveis e incansáveis Phyrexianos de Yawgmoth, por intermédio da sobreposição daquele plano pelo mundo artificial de Rath.


Nada se sabe sobre esse novo par de Decks, exceto que Phyrexia será representada por um deck preto (monoblack) e que The Coalition deverá usar as cinco cores (domain). Palpites apontam Gerrard Capashen e Ascendant Evincar como as prováveis míticas do pacote, mas ainda não foi confirmado nada a respeito, exceto algumas imagens bonitinhas pra deixar todo mundo ansioso.




Fonte: Magicjebb

Nenhum comentário: